SOBRE NÓS

Constituído a 11 de Janeiro de 2006, o Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, é uma associação sem fins lucrativos, que funciona como interface dinâmica do conhecimento entre a comunidade científica e a indústria, prestando serviços de investigação aplicada, ensaios, consultoria e formação nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade.

Missão

Estabelecer uma colaboração estreita e ágil entre a Universidade de Coimbra e a Sociedade, as Empresas e outros organismos dos sectores da Construção, da Energia, do Ambiente e da Sustentabilidade.

Objetivos fundamentais

• Dinamizar a transferência de tecnologias, saber e saber-fazer entre a Universidade, a Indústria e a Sociedade;
• Apoiar o sector empresarial, através da prestação de serviços especializados de ensaio e consultoria;
• Promover a investigação aplicada em áreas temáticas de interesse comum à Universidade, à Indústria e à Sociedade;
• Participar na formação e atualização de competências do sector empresarial;
• Organizar eventos científicos que potenciem a constituição de massa crítica.

• Integridade e ética;
• Independência e idoneidade;
• Competência técnica e científica;
• Apoio à comunidade;
• Trabalho em equipa.

ESCRITURA

O Itecons foi constituído a partir do grupo de Construções do Dep. Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, iniciando a sua atividade

Inauguração da sua sede

Inauguração da nova sede do Itecons, passando o instituto a dispor dos seus próprios laboratórios de ensaio

ACREDITAÇÃO PELO IPAC

Obtenção da acreditação para vários ensaios nas áreas da acústica, alvenarias, betões, aços e isolamentos.

CERTIFICAÇÃO (NP EN ISO 9001)

Certificação do sistema de gestão da qualidade pela APCER.

Cluster Habitat Sustentável

Enquanto entidade dinamizadora deste Projecto, o Itecons envolveu-se na promoção de sinergias entre Empresas e entidades do SCT

Organismo Notificado

O Itecons foi reconhecido pelo IPQ como Orgnismo Notificado - Laboratório de Ensaios - no âmbito da marcação CE, directiva 89/106/EEC para vários materiais.

QUALIFICADO PARA I&DT

O Itecons foi reconhecido como entidade qualificada para prestação de serviços I&DT a PMEs no âmbito dos Vales I&DT e Inovação

Expansão das Instalações

Construção do novo edifício que alberga os novos Pólos da Construção Sustentável e da Energia. Este projecto representou um investimento de cerca de 7.7M€.

Organismo Notificado

O Itecons foi reconhecido como Organismo Notificado (Sistema 3) no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011 de 9 de Março, que veio revogar a Diretiva dos Produtos da Construção.

Extensão da acreditação

O Itecons passou a estar acreditado para um total de 217 ensaios.

Organismo de Avaliação Técnica

O Itecons foi designado Organismo de Avaliação Técnica (OAT) no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011 de 9 de Março.

International Association for Housing Science (IAHS)

Reforço da intervenção do ITeCons como membro ativo da associação mundial IAHS.

Organismo Acreditado para Programa de Vales

O Itecons foi reconhecido como organismo acreditado para a execução de diferentes tipologias de vales para PMEs

Pólo de Energia para a Sustentabilidade

Criação de novas áreas de especialização relacionadas com a Energia e Ambiente no âmbito do Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Base Tecnológica como parte do programa Mais Centro.

EXTENSÃO DA ACREDITAÇÃO

O Itecons passou a estar acreditado para mais de 230 ensaios.

Reconhecimento como CIT

O Itecons, enquanto instituição com capacidade técnica instalada e multidisciplinaridade de recursos humanos, vê reconhecida a sua experiência em investigação aplicada e na transferência de conhecimento científico e tecnológico para o mundo empresarial.

EXTENSÃO DA ACREDITAÇÃO

O Itecons passou a estar acreditado para cerca de 300 ensaios.