ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Formação e Eventos › Aplicação de produtos de pedra natural – critérios e exigências
Formação e Eventos
Referência: C91
Ano de criação: 2014
Carga horária: 6

Coordenação
Eng.ª Cristina Nunes Eng.º Hugo Macedo

 

+INFO / REGISTOS ITeCons, Coimbra, a agendar brevemente

Aplicação de produtos de pedra natural – critérios e exigências

O conhecimento aprofundado de uma rocha quer em termos físico-mecânicos (porosidade, absorção de água, massa volúmica, permeabilidade, resistência à flexão e compressão) quer em termos químicos é importante para prever a vulnerabilidade de determinada aplicação.
A adequação de determinado tipo de rocha face às várias tipologias de aplicação requer, por parte das empresas o desenvolvimento de novas competências técnicas e o conhecimento sobre especificações técnicas e exigências. Deste modo, considera-se adequado promover um curso de formação teórico/prático nesta área. Neste sentido o ITeCons promove, em parceria com a FrontWave, uma acção de formação a agendar brevemente.

Objectivos

Pretende-se que no final deste curso os formandos tomem conhecimento sobre os vários critérios e exigências de cada aplicação e sobre as características fundamentais dos vários tipos de rocha. Após a ação de formação os formandos deverão ficar habilitados a selecionar corretamente vários tipos de rochas para várias aplicações e adequar e/ou adaptar cada rocha de modo a conseguir garantir o tempo de vida das aplicações e minimizar os custos de manutenção.

Destinatários

Quadros/técnicos das empresas do sector da construção. Quadros/técnicos responsáveis pelo
controlo de produção em fábrica de indústrias diversas.

Programa

Módulo 1: Características das pedras naturais: Características físico-mecânicas (porosidade, absorção de água, massa volúmica, permeabilidade, resistência à flexão e compressão) e químicas da pedra natural.


Módulo 2: Critérios de selecção de pedras naturais e exigências dos vários produtos – Marcação CE: Adequação da pedra natural face às várias tipologias de aplicação.

  • Aplicação de produtos de pedra natural
Tome Nota