ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Formação e Eventos › Pedra Natural em Fachadas: Patologias e Soluções
Formação e Eventos
Referência: C82
Ano de criação: 2014
Carga horária: 8

Coordenação
Eng.ª Cristina Nunes, Eng.º Hugo Macedo

Pedra Natural em Fachadas: Patologias e Soluções

A inadequada utilização da pedra em fachada (quer quanto ao tipo de pedra quer quanto aos sistemas de fixação) poderá originar diversas patologias. As suas causas e possíveis soluções podem ser identificadas e analisadas recorrendo a metodologias de ensaio específicas. Esta acção de formação pretende dar a conhecer a principais soluções para a prevenção, identificação e resolução das patologias mais típicas, e será agendada brevemente.

Objectivos

No final da formação os formandos ficarão habilitados a reconhecer as principias tipologias de patologias e alterações que poderão ocorrer em fachadas de pedra natural. Ficarão igualmente habilitados a identificar as principais metodologias de ensaio para a identificação e análise de patologias. Bem como, a nomear as principais opções de reabilitação.

Destinatários

Técnicos com funções na área da logística, apoio e controlo de obras; Todos os intervenientes na aplicação de pedra natural em fachadas; Quadros técnicos das empresas de construção, com especial enfoque nos prescritores (Arquitectos).

Programa

Módulo 1 - Características típicas dos diferentes tipos de rochas: Classes de rochas e principais diferenças no que diz respeito aos requisitos de materiais pétreos para aplicação em fachadas. Ensaios habituais para determinação de propriedades.

Módulo 2 - Selecção de Pedra natural para fachadas: Características relevantes para aplicação; Métodos para uma selecção adequada.

Módulo 3 - Ensaios para caracterização de produtos em pedra natural: Ensaios habituais para determinação de propriedades – visita e exemplos de experiências no laboratório.

Módulo 4 - Introdução aos métodos de aplicação de fachadas em pedra: Tipologias de aplicação de fachada: métodos directos e indirectos.

Módulo 5 - Identificação dos principais problemas de durabilidade e respectivas soluções: Casos de estudo com apresentação de patologias distintas. Métodos de abordagem para identificação e reabilitação.

Módulo 6 - Manutenção como prevenção: Metodologias não destrutivas para avaliação intermédia e manutenção de fachadas em pedra natural.

 

Inscreva-se aqui: Formulário de inscrição

Requisitos

É necessário ter conhecimentos básicos sobre construção e fachadas.
  • Pedra Natural
Tome Nota