NOTÍCIAS

Palestra | Efeitos conhecidos e suspeitos dos campos eletromagnéticos nos sistemas biológicos

O Itecons e o ISR - Universidade de Coimbra promovem, em conjunto, a palestra “Efeitos conhecidos e suspeitos dos campos eletromagnéticos nos sistemas biológicos”, do Dr. Lars Ole Fichte, que vai decorrer online às 11h00 do dia 15 de outubro de 2021. A participação é gratuita. No entanto, o registo é obrigatório. Registe-se através do e-mail: events@itecons.uc.pt

O uso de comunicações móveis tornou-se parte integrante da sociedade de hoje. O volume cada vez maior de dados leva a mudanças na tecnologia na transmissão de informações, o que é conseguido não por uma potência de radiação eletromagnética mais elevada mas sim por uma mudança na estrutura do sinal e sua transmissão noutras frequências mais adequadas. Sob vários chavões como "eletrodomésticos inteligentes", "internet das coisas ou" indústria 4.0 ", a comunicação sem fios tem vindo a ser integrada noutras áreas da vida quotidiana e oferece uma alternativa nova e mais conveniente para o uso e partilha de informação. De qualquer forma, já que várias inovações no passado (por exemplo, raios-X), que foram recebidos com entusiasmo pelo público, mais tarde levaram a consequências negativas para a saúde, o uso generalizado de sinais eletromagnéticos tem estado sempre sob escrutínio. Nesta palestra, vários efeitos conhecidos e suspeitos de campos eletromagnéticos em sistemas biológicos serão apresentados e discutidos, incluindo uma explicação das leis físicas nas quais os efeitos são baseados.

Lars Ole Fichte terminou o seu doutoramento em 2007, dedicado à resolução de problemas de correntes parasitas de baixa frequência, com um método semi-analítico e combinando métodos de separação e de integral de contorno, e tem trabalhado como investigador na Universidade Helmut Schmidt desde então. Os seus interesses de investigação incluem (mas não estão limitados a) medição precisa de campos eletromagnéticos em configurações de teste EMC, principalmente câmaras de reverberação, investigações estatísticas em testes de campo EMC e a interação de campos de alcance de RF com tecido biológico. É presidente da comissão alemã URSI K, é membro sénior da sociedade EMC e trabalha com vários comités de normalização, como o IEC SC77.