CONSULTORIA

Monitorização de construções e espaços envolventes

As obras de construção no interior de centros urbanos envolvem, entre outros, trabalhos de demolição e escavações, que podem afetar as construções envolventes.
A realização dessas obras pode contribuir para o aparecimento de anomalias nas construções envolventes, que, em casos extremos, podem até colocar em causa a sua segurança estrutural. Estas situações evoluem, por vezes, para casos de direito, pelo que, a prestação de serviços de inspeção, instrumentação e monitorização das construções, antes, durante e após as obras, pode contribuir para a definição de responsabilidades dos diversos intervenientes.
Para dar resposta a estas situações, o Itecons disponibiliza os seguintes serviços:
- Inspeção das construções envolventes ao perímetro da obra, antes do início da empreitada, para o levantamento de eventuais patologias existentes;
- Instalação de instrumentos de observação, tais como inclinómetros, defletómetros ou fissurómetros;
- Definição de planos de monitorização do comportamento das construções envolventes, durante e após as obras;
- Acompanhamento dos planos de monitorização, incluindo visitas periódicas para realização das leituras necessárias.
Os registos efetuados durante a inspeção prévia das construções irão permitir a interpretação e quantificação do eventual agravamento posterior das anomalias.
A instrumentação e monitorização das construções visam o acompanhamento do comportamento estrutural das mesmas, permitindo uma atuação atempada na seleção dos processos construtivos mais adequados ou na sua correção, minimizando-se, assim, os efeitos negativos que ocorrem sobre a envolvente construída.
O Itecons disponibiliza, ainda, um vasto conjunto de ensaios, laboratoriais ou in situ, que permitem, se necessário, complementar este serviço.