PROJECTS

MW-Composites

Compósitos sustentáveis à base de ligantes hidráulicos e resíduos de lã mineral

  • Project code
    POCI-01-0247-FEDER-047192
  • Approval date
    30/06/2021
  • Start date
    01/01/2021
  • Conclusion date
    30/06/2023
  • Promotor
    Secil Martingança
  • Copromotors
    Volcalis - Isolamentos Minerais Itecons
  • Intervention region
    Região Centro
  • Total eligible amount
    781.108,37 €
  • Financial support from the European Union
    FEDER - 483.441,14 €
  • Funding

ENQUADRAMENTO

A indústria da construção tem uma importância decisiva para o desenvolvimento sustentável, quer pelo seu papel no desenvolvimento social e económico da Europa, quer pelos impactes ambientais significativos que lhe estão inerentes. Neste contexto, a incorporação de resíduos e subprodutos em materiais de construção tem sido identificada como uma estratégia fundamental para alcançar uma economia mais circular e uma maior sustentabilidade do setor. O projeto visa o estudo do aproveitamento de resíduos de lã mineral para produção de novas argamassas e betões, prevendo-se, nomeadamente, o desenvolvimento de argamassas térmicas cimentícias e de cal hidráulica contendo grânulos de cortiça, betões leves secos e pré-doseados contendo argila expandida, bem como argamassas de reboco projetáveis. Antecipa-se o desenvolvimento de produtos com resistência mecânica, durabilidade, comportamento ao fogo e desempenho ambiental melhorado em relação às atuais argamassas térmicas e betões leves disponíveis no mercado, contribuindo, simultaneamente, para aumentar o índice de circularidade deste tipo de produtos.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Alinhado com os modelos de economia circular fomentados pela Comissão Europeia, que prevê tanto a redução dos resíduos gerados, como a reutilização dos mesmos, este projeto tem como principal objetivo, o desenvolvimento de novas argamassas térmicas e betões leves com a incorporação de resíduos de lã mineral.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

O projeto MW-Composites tem duração total de 30 meses e prevê-se que os trabalhos decorram de acordo com a seguinte estrutura:

Atividade 1 – Estudos Preliminares
Inicialmente, pretende-se com esta atividade efetuar o levantamento detalhado da regulamentação nacional e internacional aplicável a este tipo de produtos, caracterizar os resíduos de lã mineral, bem como estudar a compatibilidade dos resíduos de lã mineral com os vários ligantes e agregados.

Atividade 2 – Conceção, desenvolvimento e caracterização dos novos produtos
Nesta atividade pretende-se definir as composições e caracterizar o comportamento físico, químico e mecânico dos novos compósitos. Prevê-se, ainda, avaliar a durabilidade das composições definidas, em várias condições de envelhecimento acelerado.

Atividade 3 – Abordagem fabril
Esta atividade tem como objetivo analisar as condições existentes e as adaptações necessárias para a preparação dos resíduos de lã mineral e a produção dos novos produtos, selecionar as melhores composições, adaptar os meios de fabrico industrial e fabricar amostras dos novos produtos em ambiente fabril.

Atividade 4 – Validação dos produtos desenvolvidos
Esta atividade visa avaliar as condições de aplicação e o desempenho dos novos produtos desenvolvidos em condições laboratoriais e reais. Prevê-se, ainda, a realização de um estudo de avaliação de ciclo de vida que permita evidenciar o desempenho ambiental dos produtos desenvolvidos.

Atividade 5 – Promoção e divulgação de resultados
Na atividade de promoção e divulgação dos resultados pretende-se elaborar fichas técnicas e regras de aplicação, elaborar conteúdos técnicos e científicos para disseminar de forma ampla os resultados do projeto (seminários, conferências científicas, publicações, website, brochuras) e participar em feiras tecnológicas com relevância no sector.