Desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas que aumentem a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário
ENQUADRAMENTO
O previsível agravamento dos constrangimentos ambientais (essencialmente poluição e saturação do sistema rodoviário) e energéticos (escassez e aumento do preço do petróleo), levou à Comissão Europeia a recomendar fortemente que se estimule o aumento da quota de transporte ferroviário face ao rodoviário, de forma a garantir a sustentabilidade dos sistemas de transportes na União Europeia.
Sendo este um dos meios de transporte mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental, é necessário aumentar a competitividade e atratividade da ferrovia, eliminando constrangimentos e reduzindo custos nas operações e comunicações, monitorizando o estado dos meios (infraestrutura e material circulante) para uma manutenção mais preditiva e uma operação sem interrupções, operando de uma forma energeticamente mais eficiente e munindo-se de soluções capazes de atrair mais passageiros e mercadorias.
OBJETIVO PRINCIPAL
Desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas, a ser testados em veículos e infraestruturas reais, que aumentem a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário e que estejam orientados para:
- A sustentabilidade do sistema ferroviário – promovendo a eficiência energética, a economia circular e a redução da pegada ambiental, ao mesmo tempo que contribuam para atrair mais passageiros para este modo de transporte;
- A redução de custos operacionais e de manutenção – promovendo a monitorização do sistema ferroviário, de modo a evitar falhas e consequentes períodos de inatividade e a otimizar o ciclo de vida dos equipamentos (manutenção preditiva);
- A potenciação de sistemas de informação fiáveis de apoio à tomada de decisão na gestão de ativos – integrando diferentes fontes de dados, quer no material circulante, quer na infraestrutura.
- A segurança da circulação – promovendo a monitorização das condições de segurança da utilização das infraestruturas e do material circulante e a criação de sistemas de alertas para desencadear medidas de proteção/intervenção.
ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS
Este mobilizador está dividido em 5 PPS (Produtos, Processos ou Serviços), dos quais o Itecons participa nos PPS1, PPS2 e PPS5. As áreas de trabalho e os resultados esperados de cada um dos PPS são os seguintes:
PPS1 – Sustentabilidade do Sistema Ferroviário
- Desenvolvimento de soluções de monitorização e processamento de energia de rede;
- Desenvolvimento de algoritmos, a aplicação computacional e respetivas interfaces do sistema Ecodriving;
- Desenvolvimento de sistemas de armazenamento reconfigurável e apropriados à micro rede do comboio e da subestação elétrica;
- Desenvolvimento de soluções de interiores ferroviários leves, sustentáveis e inteligentes;
- Demonstração e validação de um protótipo em laboratório e ambiente real.
PPS 2 – Soluções para Manutenção
- Definição de requisitos técnicos e funcionais do mecanismo de gestão (online) de manutenção e monitorização do material circulante e das infraestruturas;
- Desenvolvimento de um protótipo da remote monitoring box e mecanismos para geração de indicadores e alarmes a serem processados pela plataforma de decisão;
- Demonstração e validação de um protótipo em laboratório e em ambiente real.
PPS 3 – Plataformas de Gestão e Alerta de Eventos de Segurança Crítica
- Concepção, desenvolvimento e demonstração de um sistema para detecção avançada de eventos perigosos para a circulação ferroviária;
- Concepção, desenvolvimento e demonstração de um sistema de alerta automático ao maquinista e/ou centro de comando ferroviário, sem intervenção do operador;
- Integração de um sistema de sensorização com um sistema de verificação em tempo real recorrendo a dispositivos de visualização no terreno (drones);
- Validação das soluções em contexto real de operação.
PPS 4 – Comunicações e Cibersegurança
- Concepção e desenvolvimento de um sistema de monitorização (sensores, dispositivos de geolocalização, identificadores, unidades de computação embebidas), e respetivos módulos de comunicação e alimentação;
- Concepção e desenvolvimento de uma gateway que tire partido das vantagens existentes nas novas tecnologias de comunicação móveis ;
- Concepção e desenvolvimento de um conjunto de tecnologias, metodologias e procedimentos de cibersegurança;
- Desenvolvimento de uma plataforma de Edge Computing, capaz de implementar diferentes serviços de pré-processamento de dados.
PPS 5 – Gestão de Projeto e Disseminação de Resultados
- Disseminação dos resultados do projeto junto da comunidade científica e do mercado;
- Publicação de artigos técnicos e científicos em revistas e conferências da especialidade;
- Assegurar a abordagem integrada na disseminação e valorização dos resultados do projeto.