PROJECTS

AdaptHouse

Conceção e desenvolvimento de casas modulares com possibilidade de adaptação a diferentes níveis de ampliação e conforto

  • Project code
    POCI-01-0247-FEDER-047015
  • Approval date
    30/06/2021
  • Start date
    01/04/2021
  • Conclusion date
    30/06/2023
  • Promotor
    Forcefer Engenharia Metalomecânica, Lda.
  • Copromotors
    Itecons
  • Intervention region
    Região Norte e Região Centro
  • Total eligible amount
    882.601,10 €
  • Financial support from the European Union
    659.754,88 €
  • Funding

ENQUADRAMENTO

A carência de tipologias de habitação adaptáveis a diferentes níveis de ampliação, conforto e eficiência energética, a necessidade de requalificação e substituição de edifícios antigos, cujos padrões de qualidade estão desajustados face aos requisitos regulamentares atuais, assim como as novas exigências de sustentabilidade, redução dos consumos energéticos e emissão de gases com efeito estufa, constituem desafios urgentes para o setor da construção.

Cada vez mais os espaços habitacionais devem ser capazes de evoluir ao longo do tempo, adaptando-se a diferentes necessidades e novas funcionalidades, sem que isso implique custos desmesurados. É necessário, por isso, (re)pensar estes espaços com tipologias flexíveis, considerando a existência de um núcleo inicial que oferece múltiplas direções de crescimento para um número indeterminado de variantes possíveis.

É neste contexto que o consórcio pretende desenvolver um novo conceito de construção modular, que permita dar resposta a estes desafios. Entre as diversas vantagens, o consórcio antecipa que uma maior racionalização de custos, menor produção de resíduos, maior celeridade produtiva, maior e melhor controlo de qualidade, bem como maior segurança, eficiência e sustentabilidade dos sistemas.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Desenvolver uma solução de construção modular capaz de assumir variadas formas arquitetónicas e ajustar-se a diferentes níveis de ampliação, bem como apresentar elevados níveis de conforto, eficiência e funcionalidade.

Desenvolver módulos que integrem todas as infraestruturas técnicas, incluindo aquelas associadas à gestão centralizada, preditiva e inteligente da casa através de dispositivos digitais para controlo remoto (SMART).

Conceber kits, definir processos construtivos e identificar cenários que permitam otimizar o desempenho ambiental do produto final nas várias fases do seu ciclo de vida.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

Atividade 1 – Estudos preliminares e desenvolvimento do conceito
Análise de sistemas concorrentes e definição de exigências funcionais que sirvam de base ao desenvolvimento de todas as fases do projeto, tendo em vista a competitividade do produto final.

Atividade 2 – Desenvolvimento de estudos e elaboração de projetos
Desenvolvimento do conceito, incluindo estudos de modularidade do sistema, definição de materiais, infraestruturas e tecnologia a integrar no sistema, conceção dos componentes, e elaboração de projetos de arquitetura e especialidades.

Atividade 3 – Prototipagem e validação
Fabricação de componentes e materialização de modelos laboratoriais e realização de ensaios com vista à validação do comportamento do sistema. Validação de todos os procedimentos necessários à construção e otimização dos mesmos.

Atividade 4 – Definição de especificações de fabrico, transporte e montagem
Definição de estratégias que visem aumentar a competitividade do produto final, tornando-o mais fácil de transportar, reduzindo custos e melhorando a pegada ecológica.

Atividade 5 – Promoção e divulgação dos resultados
Disseminação dos resultados alcançados no âmbito do processo de investigação e desenvolvimento associado ao projeto junto da comunidade de investigação, setores-alvo e público em geral.

Resultados esperados 
A ambição deste projeto consiste em introduzir no mercado um sistema modular inovador, de elevado desempenho e tecnologicamente apelativo, colmatando, assim, algumas lacunas ainda existentes na construção modular e estabelecendo uma relação de vantagem com a construção tradicional.