facebook-script

PROJETOS

B_Green

Biodiversity & Green in Mediterranean Historic Cities

Enquadramento

Desafios prementes como a vulnerabilidade climática, a perda de biodiversidade e a fragmentação espacial exigem novas soluções, ou seja, repensar a cidade, como espaço habitável para humanos e não humanos, como local inclusivo e como promotor de saúde e bem-estar. Biodiversity & Green in Mediterranean Historic Cities (B_Green) propõe uma abordagem interdisciplinar e integrada que vai ao encontro da estratégia da UE para a Biodiversidade, que pretende “Trazer a natureza de volta às nossas vidas” e combater a perda de biodiversidade através de medidas de renaturalização no espaço urbano.


 

Objetivos

B_Green pretende investigar como a morfologia urbana das áreas urbanas antigas e com reconhecido valor patrimonial e a sua utilização influenciam os habitats animais e a biodiversidade, com o objetivo de garantir que estas áreas conservam a biodiversidade e uma diversidade de espécies, e visa criar um conjunto de medidas inovadoras para o aumento da biodiversidade nestas áreas. Adota uma abordagem multidisciplinar, suportada por ferramentas digitais inovadoras e um processo participativo de diagnóstico e planeamento. Pretende-se que estas medidas inovadoras sejam facilmente implementadas pelas autoridades locais, de forma replicável e escalável, promovendo a melhoria da biodiversidade e a conservação do ambiente e do valor patrimonial, contribuindo para a qualidade do espaço urbano e o bem-estar local.   


 

Atividades e resultados esperados

A1 - Enquadramento U-Bio

Esta atividade pretende: 1) Estabelecer um conjunto de indicadores fiáveis baseados em três parâmetros: biodiversidade e ambiente; caraterísticas e forma dos edifícios; espaço público, espaço verde e práticas sociais. Compreender as interdependências entre a conservação do espaço, a consciência social e o desenvolvimento sustentável; 2) Desenvolver um procedimento inclusivo para compreender melhor o significado dos indicadores urbanos e a sua transposição para a avaliação ambiental e a caraterização do CH.

A2 - B_Green Living Lab, Plano de Ação e Demonstradores

Partindo das ferramentas criadas na A1, esta atividade pretende realizar um quadro de conhecimento partilhado para apoiar a cocriação de um Plano de Ação para o CH Coimbra. Este conhecimento partilhado constituirá a base de uma atividade de codesign que conduzirá aos Planos de Ação. Algumas das ações definidas no plano serão escolhidas como demonstradoras e implementadas. Todas as atividades serão apoiadas pelo B_Green LLs.

A3 - Plataformas digitais para a transição e simulações virtuais

O objetivo desta atividade o desenvolvimento e otimização da plataforma, de modo a permitir carregar todos os dados das atividades do B_Green. Esta plataforma funcionará como repositório de toda a documentação, representação, visualização, acesso e organização do conhecimento produzido. Além de permitir a leitura espacializada dos dados. Funcionará anda como instrumento de projeto facilitando as ações de co-criação no B_Green LL.

A4 - Avaliação cruzada e exploração da sustentabilidade através do Centro de Conhecimento DUT

Esta atividade tem como objetivos: 1) definir uma estratégia geral que permita ao consórcio fazer a analise e medição dos impactos das atividades; 2) monitorizar as atividades durante o tempo de vida do projeto; 3) desenvolver cursos de capacitação para entidades municipais com base nos resultados do projeto; 4) Desenvolver atividades de sinergia e troca de boas praticas com outros projetos financiados.

A5 - Comunicação e divulgação

Esta tarefa pretende definir a estratégia de comunicação e disseminação dos resultados do projeto, para isso pretende: definir uma estratégia de comunicação e cooperação entre os parceiros nacionais e os parceiros do projeto internacional; conceber e planear uma comunicação eficiente das atividades do projeto para maximizar o seu impacto e visibilidade; Sensibilizar as comunidade locais e científicas para os objetivos, atividades e resultados do projeto; Fomentar o intercâmbio de conhecimentos, a divulgação de conhecimentos entre os vários atores envolvidos, bem como com a comunidade científica.

A6 - Coordenação e gestão

Esta atividade pressupõe o acompanhamento do progresso do projeto e tem como objetivos a coordenação, o planeamento e a gestão das atividades do projeto ao nível financeiro, técnico-científico e organizativo.

Apoio financeiro atribuído ao Itecons FEDER 94 554,00€