facebook-script

PROJETOS

BIOS MATER

Re-designing the construction sector: Sustainable and functional bio-based construction products and building elements

Enquadramento

De acordo com o UNEP, os edifícios produzem cerca de 37% das emissões globais de CO2, contribuindo para a poluição ambiental ao longo de todo o ciclo de vida - produção de materiais, construção, utilização e fim de vida. Em conformidade com o Circular Economy Package, Zero Pollution Action Plan e o Regulamento relativo aos Produtos de Construção, a utilização de materiais de construção e de construção de base biológica constitui uma solução sustentável para atenuar as alterações climáticas, reduzindo simultaneamente a pegada ambiental global da indústria da construção. No entanto, há vários desafios que impedem a adoção de materiais de construção de base biológica. Um dos principais problemas é a durabilidade face às condições ambientais, bem como a fraca resistência mecânica e um comportamento inconsistente em áreas críticas como a resistência ao fogo, o controlo da humidade e a integridade estrutural. Estas fraquezas tornam difícil que os materiais de base biológica cumpram os critérios de desempenho necessários para projetos de construção em grande escala. Além disso, as avaliações ambientais atuais ignoram frequentemente fatores-chave como a fase de fim de vida e o potencial de aplicação a longo prazo dos materiais de base biológica, limitando uma compreensão abrangente dos benefícios ao longo do ciclo de vida. Os obstáculos financeiros também impedem a sua adoção, uma vez que os elevados custos de produção tornam estes materiais menos competitivos em comparação com as opções convencionais. Por outro lado, não se dá a devida atenção aos benefícios a longo prazo que as soluções de base biológica proporcionam em termos de sustentabilidade e circularidade, que poderiam compensar os desafios financeiros iniciais se fossem devidamente considerados.

Objetivo

O projeto BIOS MATER tem como objetivo desenvolver e demonstrar produtos de construção avançados de base biológica e elementos de construção com propriedades funcionais adaptadas, tais como durabilidade, resistência ao fogo, barreiras à água, isolamento acústico e térmico, estrutura leve, resistência mecânica e caraterísticas antimicrobianas, garantindo a segurança e a sustentabilidade.

O projeto está organizado em quatro rotas de produção, cada uma visando uma aplicação específica:

Rota A: Produtos nucleares e estruturas sanduíche de base biológica para pavimentos
Rota B: Painéis de parede e ladrilhos de base biológica
Rota C: Painéis de fachada feitos de compósitos reforçados com fibras naturais
Rota D: Ladrilhos biodegradáveis e plantáveis a partir de espumas de base biológica para painéis de gesso

A abordagem BIOS MATER assenta em quatro pilares principais: (1) inovação em materiais de construção de base biológica, (2) integração e expansão do quadro Safe and Sustainable by Design (SSbD), (3) integração e escalabilidade da economia circular e (4) adoção pelo mercado impulsionada pela transparência e envolvimento das partes interessadas.

A BIOS MATER testará e demonstrará a compatibilidade destes produtos com as práticas de construção e os quadros regulamentares existentes na aplicação controlada do mundo real de um DEMOpark. O projeto também incorpora programas de envolvimento das partes interessadas, formação e sensibilização, com 22 parceiros de 10 países da UE a trabalhar em conjunto para atingir estes objectivos em 7 pacotes de trabalho.

Impactos esperados

- Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 35% até 2038.
- Melhorar a qualidade do ambiente interior e a eficiência energética em 20%.
- Aumentar a aceitação pelo utilizador final e pelo consumidor de produtos de construção de base biológica em 3,5% até 2038.
- Aumentar o emprego na produção europeia de materiais de base biológica em 5% após a conclusão do projeto.
- Gerar receitas a partir de produtos de construção de base biológica, projectadas em 41 356 800 euros até 2031.