facebook-script

PROJETOS

Building LCA capacity

Capacitação das PME do setor da construção para a avaliação e comunicação do desempenho ambiental de ciclo de vida

  • Código do projeto
    COMPETE2030-FEDER-01456900
  • Data de aprovação
    12/06/2025
  • Data de início
    01/06/2025
  • Data de conclusão
    31/05/2027
  • Promotor
    Itecons
  • Região de intervenção
    Norte, Centro e Alentejo
  • Custo total elegível
    499.568,00 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    424.633,00 €
  • Financiamento

Enquadramento

O exigente enquadramento regulatório da Comissão Europeia (e.g., Pacto Ecológico Europeu, RPC – Regulamento dos Produtos de Construção, ESPR – Regulamento de conceção ecológica dos produtos, EPDB – Diretiva do desempenho energético dos edifícios) impõe a necessidade de avaliar e comunicar o desempenho ambiental numa perspetiva de ciclo de vida. Neste sentido, é imperativo sensibilizar as PMEs do setor da construção para os riscos da impreparação na resposta a requisitos ambientais, que poderão resultar na progressiva perda de quota de mercado. Adicionalmente, é crucial reforçar a competitividade e capacidade de resposta das PMEs a desafios relacionados com a Transição Verde.

 

Principais objetivos

O principal objetivo deste projeto é transferir o vasto conhecimento técnico e científico detido pelo Itecons no âmbito da avaliação ambiental de ciclo de vida de produtos de construção, através do desenvolvimento de uma plataforma digital, de acesso gratuito. Esta Plataforma reunirá informação sistematizada e ferramentas que visem responder a desafios comuns, permitindo capacitar as PMEs do setor da construção para responder à nova legislação e regulamentação que requer a avaliação e comunicação do desempenho ambiental de ciclo de vida dos produtos de construção. Adicionalmente, o projeto irá demonstrar como o conhecimento do desempenho ambiental pode fomentar a descarbonização e circularidade do setor.

 

Atividades do projeto

O projeto BuildingLCAcapacity tem a duração de 24 meses e prevê-se que os trabalhos decorram de acordo com um plano estruturado num conjunto de atividades principais:

· A1. Recolha de informação, diagnóstico e preparação de conteúdos
· A2. Desenvolvimento e implementação da plataforma BuildingLCAcapacity
· A3. Conceção de ferramentas de apoio e demonstração
· A4. Promoção e divulgação das atividades e resultados do projeto
· A5. Gestão e coordenação do projeto

 

FICHA DE OPERAÇÃO