Uma ferramenta essencial na digitalização de PME
ENQUADRAMENTO
É hoje amplamente reconhecido que as tecnologias e os meios digitais podem desafiar o sentido de escala das organizações. Encontramos exemplos disso em pequenas empresas e iniciativas locais que alcançam sucesso global através da disponibilização de conteúdos e serviços de venda online.
Estudos recentes revelam existir benefícios na utilização de processos eletrónicos integrados, podendo estes diferir entre empresas que se dedicam ao fabrico ou à prestação de serviços. Enquanto na fabricação os benefícios provêm, essencialmente, da gestão de processos relacionados com cadeias de fornecimento, na prestação de serviços provêm, geralmente, da gestão de clientes e processos de venda. Para além disso, os mesmos estudos indicam que a presença de funcionários que utilizam tecnologias de informação e comunicação (TIC) dentro da organização tem um impacto significativo na produtividade, sugerindo que a utilização de TIC gera mudanças comportamentais com impacto no desempenho das organizações [1].
A utilização de tecnologias de informação e comunicação refere-se à capacidade de as empresas gerirem e partilharem dados eletronicamente, evitando, ou pelo menos reduzindo significativamente, o processamento de dados em papel. Também se refere às oportunidades, sem precedentes, colocadas à disposição das empresas, permitindo-lhes entrar em novos mercados e participar em cadeias de distribuição globais. Existem, contudo, várias barreiras à adoção generalizada destes conceitos e ferramentas, concentrando-se os maiores desafios nas pequenas organizações, cujos meios e competências são ainda limitados. Para além disso, há aspetos técnicos relevantes que carecem de uma reflexão mais profunda, tais como aspetos de segurança e privacidade dos dados [2].
Nas últimas duas décadas, tanto as TIC como a internet mudaram significativamente a maneira como as empresas processam e trocam dados com seus clientes e fornecedores. As grandes empresas assumiram a liderança neste processo de digitalização e desmaterialização de fluxos, reconhecendo rapidamente o potencial subjacente à implementação de sistemas de informação e gestão integrados capazes de suportar e potenciar operações técnicas, financeiras, comerciais, bem como apoiar a tomada de decisões [3]. Com o avanço tecnológico, a maioria destas soluções tornou-se acessível a organizações de média dimensão. É já significativo, por isso, o número de empresas de tamanho médio que utilizam as TIC com diversas finalidades. É necessário, no entanto, promover a rápida aceitação das TIC por empresas de menor dimensão, em particular pelas micro e pequenas empresas que se dedicam ao comércio local.
[1] OECD (2008): Measuring the Impacts of ICT Using Official Statistics
[2] European Commission - Fostering SMEs growth through digital transformation
[3] ICT and e-Business for an Innovative and Sustainable Economy, 7th Synthesis Report of the Sectoral e-Business Watch (2010)
PRINCIPAIS OBJETIVOS
O objetivo central do Projeto DreAM | DigitAl Management é a transferência de conhecimento e de ferramentas para empresas de micro, pequena e média dimensão dedicas ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos, potenciando o reforço da sua presença nos meios digitais, a implementação de modelos de gestão integrada, a desmaterialização de processos, nomeadamente na relação com clientes e fornecedores, e a tomada de decisões informadas e atualizadas, nomeadamente em termos económicos e financeiros.
Pretende-se, neste contexto, conceber uma plataforma web através da qual as empresas beneficiárias possam aceder para criar gratuitamente um website empresarial (com loja online) e respetivos módulos de gestão. Os produtos apresentados na loja on-line poderão ser tornados visíveis num Marketplace global, potenciando a visibilidade dos produtos disponibilizados pelas empresas utilizadoras desta solução, reforçando a natureza coletiva do Projeto. Servirá, ainda, de ferramenta privilegiada na identificação de oportunidades, necessidades e nichos de mercado.
Importa, para além disso, destacar a importância que a solução desenvolvida terá enquanto ferramenta prática na implementação de modelos de gestão que visem preparar as empresas para alguns dos requisitos da Certificação ISO 9001 e na aplicação de abordagens que permitam reforçar a dimensão coletiva e tirar partido do efeito escala.
ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS
O Projeto DreAM encontra-se estruturado em sete atividades principais:
Através do presente projeto, pretende-se conceber uma solução baseada em ambiente web que permita às micro, pequenas e médias empresas entrarem na economia digital e, ao mesmo tempo, acederem a ferramentas que permitam uma gestão integrada e a desmaterialização de processos. Com estes objetivos bem definidos, foi proposto o conjunto de atividades suprarreferido que visa, essencialmente, sistematizar e transferir conhecimento / ferramentas para PME que se dediquem ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos.
LISTA DE COMUNICAÇÕES
LISTA DE NOTÍCIAS E PUBLICIDADE EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO