PROJETOS

SMARTLSF

Adaptive Light Steel Frame Wall Panel for construction or renovation

  • Código do projeto
    POCI-01-0247-FEDER-039955
  • Data de aprovação
    05/06/2019
  • Data de início
    01/09/2019
  • Data de conclusão
    31/08/2022
  • Promotor
    Sucorema
  • Copromotores
    Catim Universidade de Aveiro Itecons CeNTI
  • Região de intervenção
    Região Norte e Centro
  • Custo total elegível
    1.261.360,76 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 920.929,59 €
  • Financiamento

O SMARTLSF visa o desenvolvimento de um perfil inovador de aço enformado a frio a ser utilizado nas construções LSF. O desenvolvimento apresenta a característica única de ser extensível e não estático como os perfis atuais. Destina-se a melhorar a sustentabilidade e velocidade de ereção do sistema LSF.

 

ENQUADRAMENTO 

O sistema lightweight steel-framed (LSF) tem vindo a proliferar, podendo superar o método de edificação mássico tradicional no que respeita à pré-fabricação, processo de construção, flexibilidade construtiva, qualidade de construção e sustentabilidade. Contudo, frequentemente, o objetivo final atinge-se às custas de avultados desperdícios de material ou consumo oneroso de mão de obra.

No âmbito deste projeto, pretende-se o desenvolvimento de um perfil metálico enformado a frio, inovador que seja extensível colmatando as limitações associadas ao uso de perfis comerciais de forma eficaz e facilitando o seu transporte e instalação sem necessidade de múltiplos cortes, conexões entre perfis ou emendas evitando-se desperdícios.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Desenvolvimento de um perfil que apresenta a característica singular de extensibilidade;
  • Desenvolvimento de uma nova geometria do perfil extensível;
  • Desenvolvimento de conectores compósitos sensorizados diferenciadores.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

Atividade 1: Desenvolvimento do perfil extensível
O objetivo desta atividade é desenvolver um perfil com a característica inovadora de extensibilidade, para isso será necessário definir os parâmetros dimensionais e funcionais das novas secções/geometria do novo perfil, realizar um estudo de simulação numérica, executar desenhos técnicos dos perfis e realizar testes e ensaios.

Atividade 2: Desenvolvimento de componentes compósitos 
O objetivo desta atividade passa pelo desenvolvimento de componentes compósitos sensorizados para conexão da estrutura LSF, reduzindo as pontes térmicas nas estruturas e permitindo monitorizar parâmetros como gradientes de temperatura, humidade e estado estrutural das paredes. De forma a atingir o objetivo desta tarefa será necessário definir os parâmetros dimensionais e funcionais dos novos componentes compósitos, realizar um estudo de simulação numérica dos componentes compósitos, elaborar os desenhos técnicos deste componente e realizar testes e ensaios.

Atividade 3: Desenvolvimento do sistema e simulação e otimização numérica
Através desta atividade pretende-se desenvolver o sistema construtivo resultante da união dos perfis e dos componentes compósitos desenvolvidos. Bem como, proceder à produção e assemblagem de protótipos do sistema construtivo de referência para ensaios laboratoriais. Para isso, será necessário definir os parâmetros dimensionais e funcionais do sistema, realizar um estudo de simulação numérica e elaborar os desenhos técnicos do sistema construtivo.

Atividade 4: Caracterização do sistema construtivo em ambiente laboratorial 
Esta atividade tem como objetivo a caraterização laboratorial do sistema construtivo desenvolvido no âmbito do projeto, serão realizados ensaios térmicos, mecânicos, de segurança contra incêndio e acústicos.


Atividade 5: Assemblagem de protótipos e ensaios em ambiente real (externo)
O objetivo desta atividade passa pela assemblagem dos protótipos para realização de ensaios em ambiente real (contexto externo).


Atividade 6: Promoção, disseminação e divulgação de resultados
Através desta atividade pretende-se disseminar e divulgar os resultados do projeto SMARTLSF utilizando os canais habituais, como são, as publicações técnicas e científicas, de conferências e feiras tecnológicas.


Atividade 7: Gestão Técnica do projeto
O objetivo desta atividade é garantir o desenvolvimento das tarefas desenvolvidas com a Gestão Técnica do Projeto.