facebook-script

PROJETOS

Mortar4Sewage

Argamassas com elevada resistência química para aplicação em sistemas de saneamento

  • Código do projeto
    POCI-01-0247-FEDER-039829
  • Data de aprovação
    04/03/2019
  • Data de início
    02/05/2019
  • Data de conclusão
    29/10/2021
  • Promotor
    Lusomapei
  • Copromotores
    Itecons
  • Região de intervenção
    Região Centro
  • Custo total elegível
    403.921,04 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 272.090,45 €
  • Financiamento

OBJETIVO PRINCIPAL | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Desenvolvimento de um novo segmento de argamassas de revestimento com elevada resistência química para a construção e a reabilitação de sistemas de saneamento.

 

ENQUADRAMENTO 

Os sistemas de saneamento são essenciais ao normal funcionamento dos aglomerados urbanos. Contudo, as águas residuais que circulam no interior destes sistemas contém substâncias que, por ação biológica, originam ácidos responsáveis pela degradação precoce dos revestimentos interiores. O projeto visa o desenvolvimento e validação de novas argamassas com elevada resistência química, destinadas à construção e reabilitação de sistemas de saneamento. Serão estabelecidas e validadas metodologias que permitam avaliar o desempenho de argamassas a aplicar em sistemas de saneamento. Antecipa-se o desenvolvimento de produtos viáveis do ponto de vista técnico e económico, garantindo a durabilidade dos elementos construtivos dos sistemas de saneamento.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Identificar fatores críticos inerentes ao desenvolvimento de patologias em soluções de revestimento interior de sistemas de saneamento;
  • Definir metodologias de ensaio que permitam recriar em laboratório condições ambientais propensas ao desenvolvimento das mesmas patologias, viabilizando estudos de otimização e de avaliação de desempenho dos novos produtos;
  • Criar um novo segmento de argamassas de revestimento com elevada resistência química, destinado à construção e reabilitação de sistemas de saneamento;
  • Criar um novo segmento de argamassas de revestimento, com capacidade para aumentar o tempo de vida útil das infraestruturas de saneamento, minimizando os recursos necessários para a sua manutenção e reparação;
  • Caracterizar o desempenho das novas argamassas no que respeita às especificações técnicas próprias deste tipo de produtos e à durabilidade;
  • Caracterizar e validar o desempenho das novas argamassas em instalações reais, conferindo-lhe elevado valor comercial e elevado potencial de exportação.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

  • Consolidação do estado da arte e definição de exigências funcionais - Nesta atividade pretende-se identificar e analisar as soluções de revestimento para sistemas de saneamento existentes no mercado; analisar a regulamentação e normalização aplicável a este tipo de produtos; definir as exigências funcionais a aplicar às novas soluções.
  • Desenvolvimento e validação de metodologias para avaliação do desempenho das soluções inovadoras – O desenvolvimento e validação de metodologias para avaliação do desempenho das soluções inovadoras comtemplará o levantamento de anomalias mais comumente encontradas em sistemas de saneamento; a definição de metodologias que permitam recriar em laboratório, de um modo acelerado, as condições de degradação verificadas em ambiente real; validação dessas metodologias com recurso a amostras de referência; aplicação de provetes em sistemas reais, relacionando os resultados com os obtidos em laboratório por métodos de ensaio acelerados.
  • Desenvolvimento e caraterização das novas soluções de revestimento – A atividade de desenvolvimento e caraterização das novas soluções de revestimento pretende estabelecer formulações para os novos sistemas de revestimento; caraterizar e otimizar o desempenho das novas formulações; caracterizar as argamassas no que diz respeito às especificações técnicas deste tipo de produtos; selecionar as formulações que apresentem melhores desempenhos.
  • Abordagem fabril – Na abordagem fabril pretende-se analisar as condições de fabrico dos novos produtos, nomeadamente no que respeita à eventual necessidade de implementar alterações na linha de produção existente e produção das novas argamassas em condições fabris.
  • Validação do desempenho dos novos produtos de revestimento – Nesta atividade pretende-se avaliar em condições laboratoriais a resistência química e mecânica das novas argamassas produzidas em ambiente fabril; validar o desempenho dos novos produtos em condições reais e comparar com os resultados obtidos em laboratório; verificar o cumprimento das exigências funcionais estabelecidas na primeira atividade.
  • Promoção e divulgação dos resultados - na atividade de promoção e divulgação dos resultados pretende-se elaborar fichas técnicas e regras de aplicação; elaborar conteúdos técnicos e científicos para disseminar de forma ampla os resultados do projeto (seminários, conferências científicas, publicações, website, brochuras); participar em feiras tecnológicas com relevância no sector.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS

  • Argamassas com resistência superior ao ataque químico
    O projeto resultou em 9 novas formulações de argamassa que cumprem os requisitos exigidos pela norma DIN 19573 no ensaio a pH 0 durante 14 dias. A formulação de argamassa selecionada mostrou igualmente um excelente desempenho no ensaio de resistência ao ácido sulfúrico a pH 1 durante 70 dias e no ensaio de resistência aos sulfatos, cumprindo desta forma todos os requisitos exigidos pelo referencial de ensaio principal utilizado na avaliação da resistência química ao longo do projeto, obtendo a classificação de XWW4 (resistência ao ácido sulfúrico biogénico).
  • Argamassas com elevada durabilidade
    Durante o projeto Motar4Sewage foram desenvolvidas novas formulações que apresentam uma resistência química superior à de várias amostras de referência, preparadas a partir de argamassas atualmente disponíveis no mercado, quando sujeitas às mesmas condições de ensaio.
  • Metodologia de ensaio de resistência química
    Foram realizadas várias campanhas experimentais com o objetivo de aperfeiçoar um método de imersão em ácido sulfúrico que permitisse, de forma acelerada, mimetizar o efeito de degradação verificado em argamassas aplicadas em sistemas de saneamento. As condições de ensaio foram progressivamente otimizadas para alcançar aquelas definidas pela norma DIN 19573, que foi utilizada como referencial de ensaio principal na avaliação da resistência química ao longo do projeto.