PROJETOS

CABINE4COVID

Desenvolvimento de uma cabine para confinamento ou proteção de pessoas em situações de elevado risco de contágio

  • Código do projeto
    CENTRO-01-02B7-FEDER-068963
  • Data de aprovação
    01/07/2020
  • Data de início
    01/07/2020
  • Data de conclusão
    28/02/2021
  • Promotor
    INNERE
  • Copromotores
    Itecons
  • Região de intervenção
    Região Centro
  • Custo total elegível
    232.528,90 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 186.023,12 €
  • Financiamento

ENQUADRAMENTO

A quebra da cadeia de contágio continua a ser uma das formas mais eficazes de controlar surtos de doenças infetocontagiosas, como sugerem os números da atual pandemia de COVID-19. No entanto, as medidas de distanciamento social, que permitem efetuar uma melhor gestão da resposta à doença e evitar a saturação dos serviços de saúde, são, simultaneamente, responsáveis por paralisar diversas atividades económicas, gerando prejuízos incalculáveis.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver uma cabine modular, com características inovadoras, que facilite a implementação de medidas de distanciamento social e de isolamento em diversas atividades profissionais. Esta poderá ser utilizada em fábricas, em estabelecimentos de ensino, em aeroportos e outros estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo salas de espera e open spaces, podendo ainda ser utilizada para isolar casos suspeitos de infeção.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

O projeto CABINE4COVID tem duração total de 8 meses e prevê-se que os trabalhos decorram de acordo com a seguinte estrutura:

Atividade 1 – Estudos preliminares e definição dos requisitos
Inicialmente, será feito um estudo e seleção de materiais e tecnologias a serem implementadas no desenvolvimento da cabine. Proceder-se-á também à definição de requisitos funcionais, de métodos de fabrico e assemblagem.

Atividade 2 – Materialização física dos painéis modulares e sistema de encaixe rápido
Nesta atividade será implementada a conceção e o desenvolvimento da solução estrutural da cabine por encaixe dos painéis, tendo em consideração os requisitos de segurança estrutural e de higiene inerentes. As soluções serão caracterizadas e otimizadas através de simulação numérica e ensaios laboratoriais.

Atividade 3 – Integração dos sistemas técnicos e validação da solução final
Esta atividade tem como objetivo a passagem dos modelos de laboratório para uma escala real, com a construção de um protótipo funcional e de demonstração da cabine de isolamento. Nesta fase, pretende-se avaliar o sucesso da assemblagem dos painéis e do funcionamento dos sistemas, melhorando o desempenho do conjunto.

Atividade 4 – Definição de regras de fabrico, transporte, montagem e utilização
Ao longo desta atividade serão definidos os planos de fabrico, transporte, manuseamento, montagem, instalação, utilização e desmontagem da cabine. Será, ainda, preparada toda a documentação técnica necessária à sua comercialização.

Atividade 5 – Promoção e divulgação dos resultados
Através desta atividade pretende-se definir uma identidade visual, preparar um website, disseminar e divulgar os resultados do projeto CABINE4COVID por meio de conteúdos técnicos, científicos e multimédia em revistas da área, em eventos técnicos e científicos, em fóruns e nas redes sociais.

Atividade 6 – Gestão técnica do projeto
O objetivo desta atividade é garantir o desenvolvimento das tarefas realizadas com a Gestão Técnica do Projeto.

Como resultado, espera-se que o principal produto do projeto seja o protótipo industrial de uma cabine de isolamento modular para utilização em situações de surto de doenças infetocontagiosas, bem como toda a documentação técnica necessária às etapas de montagem e utilização, para além dos conteúdos de divulgação.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS

  • A Atividade 1 encontra-se concluída. O estudo e seleção de materiais e tecnologias, bem como a definição de requisitos funcionais, de métodos de fabrico e assemblagem foram realizados.
  • A Atividade 2 também se encontra concluída. A solução estrutural da cabine com os painéis modulares e o sistema de encaixe rápido foram concetualizados e materializados fisicamente.
  • A Atividade 3 está em desenvolvimento.