facebook-script

PROJETOS

IRIS

INNOVATIVE RAILWAY INTERIOR SYSTEMS

  • Código do projeto
    POCI-01-0247-FEDER-039835 / LISBOA-01-0247-FEDER-039835
  • Data de aprovação
    01/04/2019
  • Data de início
    23/05/2019
  • Data de conclusão
    22/11/2022
  • Promotor
    Manuel da Conceição Graça
  • Copromotores
    Almadesign Cablotec Famopol WISEWARE Itecons
  • Região de intervenção
    Região Lisboa, Região Norte e Região Centro
  • Custo total elegível
    2.151.839,95 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 1.159.183,37 €
  • Apoio financeiro público nacional/regional
    POR Lisboa - 86.151,01 €
  • Financiamento

O projeto IRIS visa conceber e desenvolver 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários, desenhados para melhorar o seu fabrico e integração e o conforto do passageiro e para reduzir o custo de operação, de modo a aumentar a atratividade e competitividade dos equipamentos ferroviários.

 

ENQUADRAMENTO

O projeto agrega vários avanços tecnológicos a partir de um conceito de construção modular, flexível e estandardizada, com integração de sistemas eletrónicos e exploração de tecnologias como Resin Transfer Moulding ou Machine Learning.

Prevê-se uma abordagem inteligente a funcionalidades de caráter estrutural, de conforto e de segurança (redução do peso de componentes em compósito, utilização de materiais reciclados e estudo de diferentes estratégias de montagem), bem como o desenvolvimento de funcionalidades inovadoras (informação ativa e sinalética dinâmica direcionada ao passageiro, avisos de segurança, iluminação ambiente com gestão autónoma, aquecimento local) que adicionarão maior valor aos interiores ferroviários.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Modularidade e integração entre subsistemas;
  • Garantir flexibilidade construtiva;
  • Integração de novas funcionalidades em cada subsistema;
  • Garantir o conforto acústico/térmico/visual no interior da carruagem, nomeadamente intervindo no design das condutas de AVAC e no design dos painéis de teto;
  • Estandardização (Design For Manufacturing);
  • Customização (Design For Costumization);
  • Soluções de painéis com menor peso face aos referenciais atuais no mercado (ex. NTV Alstom);
  • Garantir eficiência energética nos sistemas de AVAC;
  • Criar competências e potenciar as empresas e grupos de I&D nacionais na área ferroviária.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

  • Estudos preliminares
  • Conceção
  • Desenvolvimento
  • Abordagem produtiva e prototipagem
  • Ensaios de verificação e validação
  • Promoção e Divulgação
  • Gestão Técnica