Térmica
Qualidade do ar interior
Dados Gerais
Tipo de utilização: serviços;
Área útil: 1680m2;
Zona Climática: I2, V3S;
Orientação solar do alçado principal: Sul.
Inércia Térmica: média.
• Envolvente Opaca
Parede exterior
Parede exterior de espessura variável. Espessura mínima (sob os vãos) de 30 cm. A solução construtiva é definida (do interior para o exterior) por: camada de reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC), parede de alvenaria de pedra ordinária com uma espessura de aproximadamente 0,30 m (coeficiente de transmissão térmica retirado a partir do Quadro II.2 (Parede rebocada (anterior a 1960) - Paredes simples), do Anexo II do ITE54 - "Valores por defeito dos coeficientes de transmissão térmica superficiais" de 4,05 W/m2.ºC).
Parede exterior, ao nível do piso 0, na zona Norte, constituída (do interior para o exterior) por: reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC), elemento estrutural em betão armado com 12cm de espessura (condutibilidade térmica de 2,0 W/m.ºC), camada de isolamento térmico em poliestireno extrudido com 4cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,037 W/m.ºC), caixa-de-ar com 4cm de espessura (resistência térmica de 0,18 m2.ºC/W), pano de alvenaria de tijolo furado com 11cm de espessura (resistência térmica de 0,27 m2.ºC/W), reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC).
Parede exterior no piso 2 do corpo principal, na zona do lanternim, constituída (do interior para o exterior) por: placa de gesso cartonado com 1,25cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,25 W/m.ºC), camada de isolamento em lã de rocha com 12cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,04 W/m.ºC), placa de MDF com 2,2cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,18 W/m.ºC).
PTP Exterior
Ponte térmica exterior, ao nível do piso 0, na zona Norte, constituída (do interior para o exterior) por: reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC), elemento estrutural em betão armado com 27cm de espessura (condutibilidade térmica de 2,0 W/m.ºC), pano de alvenaria de tijolo furado com 4cm de espessura (resistência térmica de 0,10 m2.ºC/W), reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC).
Parede interior
Parede interior, ao nível do piso 0 (zona Norte), em contacto com o edifício adjacente, constituída (do interior para o exterior) por: reboco tradicional com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC), pano de alvenaria de tijolo furado com 11cm de espessura (resistência térmica de 0,27 m2.ºC/W), caixa-de-ar com 2cm de espessura (esp. mínima) (resistência térmica de 0,17 m2.ºC/W), parede de alvenaria de pedra ordinária com 195cm de espessura (coeficiente de transmissão térmica de 1,51 W/m2.ºC).
Parede interior
Parede interior de alvenaria de pedra ordinária com uma espessura de aproximadamente 0,30 m, rebocada em ambas as faces, em contacto com o edifício adjacente. A parede é constituída por camadas de reboco com 2cm de espessura (condutibilidade térmica de 1,30 W/m.ºC) e pano de alvenaria de pedra ordinária, que à falta de informação concreta acerca da constituição da parede optou-se por adoptar o valor do coeficiente de transmissão térmica retirado a partir do Quadro II.2 (Parede rebocada (anterior a 1960) - Paredes simples), do Anexo II do ITE54 - "Valores por defeito dos coeficientes de transmissão térmica superficiais".
Cobertura interior
Cobertura interior do edifício principal, em contacto com o desvão para equipamento AVAC, constituída (do interior para o exterior) por: tecto-falso com 4 placas de gesso cartonado com 4x1,25cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,25 W/m.ºC), caixa-de-ar com 18cm de espessura (resistência térmica de 0,16 m2.ºC/W), camada de isolamento em lã de rocha com 12cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,04 W/m.ºC), placa de viroc com 1,6cm de espessura (condutibilidade térmica de 0,23 W/m.ºC).
Vãos envidraçados com caixilharia fixa, em aço sem corte térmico, sem classificação relativamente à sua permeabilidade ao ar, com vidro duplo incolor (vidro interior com 4mm, lâmina de ar com 12mm e vidro exterior com 4mm), sem dispositivos de protecção solar/oclusão nocturna.
Vãos envidraçados com caixilharia giratória, em aço sem corte térmico, sem classificação relativamente à sua permeabilidade ao ar, com vidro duplo incolor (vidro interior com 4mm, lâmina de ar com 12mm e vidro exterior com 4mm), sem dispositivos de protecção solar/oclusão nocturna.
Vãos envidraçados com caixilharia giratória, em aço sem corte térmico, sem classificação relativamente à sua permeabilidade ao ar, com vidro duplo incolor (vidro interior com 4mm, lâmina de ar com 12mm e vidro exterior com 4mm), equipado com portadas interiores opacas de madeira de cor clara.
Vãos envidraçados com caixilharia giratória, em madeira, sem classificação relativamente à sua permeabilidade ao ar, com vidro duplo incolor (vidro interior com 4mm, lâmina de ar com 12mm e vidro exterior com 4mm), equipado com portadas interiores opacas de madeira de cor clara.
Térmica, Qualidade do ar interior
Nesta avaliação das concentrações de poluentes foram considerados 4 pontos de medição.
Poluentes analisados para o edifício:
•CO2
•PM10
•CO
•O3
•HCHO
• COVtot
Com base nas medições efectuadas, conclui-se que o edifício se encontra em conformidade regulamentar relativamente aos seguintes poluentes: Partículas suspensas no ar (PM10), Dióxido de Carbono (CO2), Monóxido de Carbono (CO) e Ozono (O3).





